domingo, 28 de setembro de 2008

Atividade RIPE - Portifólio da Escola Municipal Luiz Viana Filho.


Apresentação/Histórico

A conquista da autonomia tem sido ao longo dos anos, o grande sonho da escola pública brasileira. Uma série de fatores, tanto no âmbito estrutural quanto legal ocasionado por uma série de burocracia ou desconhecimento tem contribuído para esta falta de autonomia , assim como as diferentes políticas que gerem essas escolas.
Os projetos que estamos desenvolvendo na escola aponta inicialmente, para conquista desse grande anseio e representam resultados do trabalho árduo de um grupo que acredita estar contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino público municipal e em particular, potencializando os esforços no sentido de fazer de nossa escola um ambiente de aprendizagem real e formadora de cidadãos participativos.
Estes projetos representam o desejo de ver em nossa comunidade escolar e local uma escola a altura das expectativas de todos os envolvidos. Dessa forma, de maos dadas, empenharemos na costrução de mecanismos capazes de orientar professores, alunos, gestores e demais funcionários na busca de uma escola comprometida com a formação integral e o sucesso dos alunos e comunidade escolar, numa visão democrática e global, para atender às cotínuas exigencias e as novas demandas da sociedade.
A Escola Municipal Luiz Viana Filho, situada à Rua Horácio Fernandes, s/n, Bairro periférico São Francisco de Assis, inalgurada no dia 02 de setembro de 1990, funcionando inicialmente como creche e posteriormente em 1991, atendendo turmas de 1ª a 6ª séries, distribuidas em três turnos.Atualmente conta com 489 alunos nos grupos 4 ao 14 (Ed. Infantil ao Ensino Fundamental de Nove Anos), com um quadro de 19 professores, 08 pesssoas de apoio técnico-administrativo pedagógico e 11 de serviços gerais, incluindo 02 vigilantes.

4 comentários:

morando aqu disse...

ei menino,
lembra do quadro de estatística? pois é, fica legal no portfólio o de 2006, 2007

Vera disse...

OLá Alexandro, me conhece? rs..rs...não se importa deu ler seu blog e comentar, ne? Então, lendo esse item seu em observação gostaria de lembrar que pra almejarmos os sonhos, como tb projetos bem sucedidos, temos que formar um quadro de professores leitores em todos os tipos delinguagens, acreditando que a leitura reflexiva em organização serve para debate e discursão como também enriquece a prática educativa, visto que, a teoria lida e refletida em grupo contribui e muito para desmistificar os pacotes prontos que tantas vezes nós professores digerimos sem sentir o sabor, a exemplo do uso do Telecentro com os grupos do turno matutino que estar ainda engatinhando, e vc sabe que é ainda falta de formação nesse âmbito para que haja o incentivo por parte dos profissionais pra levar as crianças a viajar no mundo cibernético, resumindo parabenizo a nossa equipe pela garra e vontade de ver a escola Luiz Viana Filho no centro das atenções principlamente por parte dos governantes. E o 1º passo já foi dado entre tantos outros que foi a leboração do PDE. hihuuuuuuuuuuu boa sorte menino

Sule disse...

Alex!
Gostei muito da texto de introdução do teu protifólio! No entanto, precisa trazer caracteristicas da escola1 Pense que esse portifólio sera a introdução do teu porjeto que irá submeter(quem sabe!)para alguma agênica de fomento, e assim, trazer lementos novos para a dinâmica da escola!
Quermos que entendam como professores autores desses processos!
Veja alguns exemplos de seus colegas, apresente sua escola, o que ela tem de positivo que pode ser exposto a rede,qual a estrutura fisica, estrutura tecnologica, qual a dinâmica da escola em termo de funcionamento? Mostre quem são os diretores, enfim,... em outras palavras, venda o peixe da escola!
bjinhos
Sule

cristina disse...

Oi Alexandro.
Gostei muito do seu portfólio.
Reflito que a escola e a comunidade precisam estar de mãos dadas, pois, a formação do homem comtemporâneo deve estar associada à organização da educação escolar.


Abraços!

Ana Cristina.