quarta-feira, 29 de outubro de 2008

PROJETO - RÁDIO - ESCOLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CURSO: PEDAGOGIA
TURMA: 02
TEMA – RÁDIO-ESCOLA
PÚBLICO ALVO – ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª À 8ª SÉRIES.
ELABORADOR: ALEXANDRO PEREIRA DA CUNHA

ATIVIDADE - RIPE

JUSTIFICATIVA

Diante da demanda da sociedade na qual estamos vivendo atualmente, é comum os meios de comunicação invadirem nossas casas e até mesmo o nosso meio em geral, passando quase que despercebidos por nós.
Pensando nisso, percebo que trazer um desses meios de comunicação para dentro da escola será uma experiência fantastica. Sabendo que nossos alunos explora muito bem as novas tecnologias e suas linguagens, com certeza um envolvimento de todos na participação e criação de uma rádio - escola. Uma vez que os alunos gostam de falar, cantar e até recitar poesias com o microfone, tenho certeza que dando essa oportuniadade estaremos trabalhando a linguagem, o saber ouvir , respeitar os gostos e a oportunidade de expresar seu pensamento.
Um fato é inegavel: a indisciplina e inquietação durante o intervalo e evento, é muito grande, cotidianamente são varias as reclamações em relação ao gosto musical e a falta de oportunidade para o uso do microfone. Uma escola com oportunidades sabe, por dever que educação de qualidade é resultado de investimento constante na busca de alternativas para uma formação de verdadeiros cidadãos.
Em suma, o projeto rádio amplia a possibilidade na melhoria da qualidade de
comunicação e concorre para auxiliar o processo de transmissão de conhecimentos.
Além disso, cria condições para que o participante tenha uma experiência problema
antes de sua atuação social, sobretudo, profissional. Disponibiliza técnicas e
experiências para melhoria na habilidade de comunicação o que atingiria diretamente
demandas de ensino. Portanto, implementar a linguagem de rádio no processo de
ensino cria uma nova alternativa para estimular a melhoria da qualidade de educação
e as condições de trabalhos dos profissionais envolvidos no processo de ensino-
aprendizagem.



OBJETIVOS

Fazer do rádio um instrumento de aprendizagem;

Exercitar a comunicação oral;

Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao projeto;

Favorecer a convivencia e o trabalho em grupo, respeitando diferenças, gostos musicais e ritmos de aprendisagem de cada aluno;

Reconhecer crianças e adolescentes como produtos de cultura, integrando-os aos meios de comunicação;

Assesorar os profissionais envolvidos no projeto para que se utilizem do rádio como um instrumento eficaz de ensino;

Desenvolver habilidades e tendencias comunicacionais dos participantes;

investir na formação dos alunos para que se consigam comunicar em uma linguagem mais acessivel;

Contribui para compreenção de que o rádio é um veiculo de comunicação eficiente e que contribuirá muito para o ensino - aprendisagem dos alunos.

AVALIAÇÃO



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a melhoria no espaço de convivencia;

Desenvolver a aproximação e integração escola-aluno;

Despertar nos alunos condições para melhoria da comunicação institucional;

Favorecer o protagonismo juvenil;

Desenvolver novas alternativas para estimular a melhoria da qualidade de educação e as condições de trabalho dos profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendisagem;

PROCEDIMENTOS

Adotar oficinas no inicio para que os participantes elaborem e produzam o programa de rádio a ser apresentado nos primeiros dias;

Fazer convites a profissionais da área para uma possivel parceria nos primeiros dias;

Criar condições para que os participantes tenha uma experiencia antes de começar os trabalhos, disponibilizando tecnicas e demandas para a melhoria nas habilidades de comunicação;

Criar condições para treinamentos e formação de equipes de comunicadores no intuito de tornar possivel o uso da linguagem radiofonica no processo ensino-escolar.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita constantemente com as estrategias seguida de restruturação, quando isso se fizer necessário.


ORÇAMENTO PARA MONTAGEM DE UMA RÁDIO - ESCOLA


02 gravadores portateis de mão padrão digital - unidade 80,00 total - 160,00

02 microfones (internos) unidade 150,00 - total - 300.00

01 mesa de son com pelo menos 08 canais - 500,00

02 fones de ouvido "headphone" de baixo desempenho - unidade 40,00 - total - 80,00

Sistema de caixas acusticas com fio - 800,00

Cabos de audio, CDs e pilhas - 200,00

01 computador com gravador de CD - 800,00

01 mesa com duas cadeiras - 450,00

01 prateleira - 100,00

REFERENCIAS

PROJETO - RÁDIO - ESCOLA Elaborado pelos professores : Donizete Soares e Garcia Lopes Lima, da entidade de serviços educacionais GENS.

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS RÁDIO ESCOLA - Desenvolvido por Carlos Alberto Mendes de Lima - EDUCADOR E RADIALISTA - São Paulo 12 de março de 2006

3 comentários:

Sule disse...

Oi Alex! Muito bom o projeto... O problema é que encontrei esse mesmo projeto, com as ideias,estrutura, os procedimentos, os objetivos e o mesmo nome na internet e que foi elaborado por outra pessoa (http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/justificativa.asp)... A intenção de pedir que vocês eleborassem o projeto, é porque entendemos a figura do professor como autor e co-autor de construção de conhecimento e cultura... Que vocês possam perceber o grande "poder" que tem em mãos em mudar a realidade de suas escolas, lutando por políticas públicas, por projetos que atendam a demanda de suas escolas...
Vamos ver o que fazer!!!
Abraços
Sule

Sule disse...

Oi Alex! Muito bom, o que queremos é isso mesmo! Ver vocês produzindo, sendo autores nesse processo.

Um ponto a destacar é que precisamos trabalhar com as tecnologias, com o rádio, com a tv, como estruturante nesse processo de ensino-aprendizagem. Ao ser defendida apenas como ferramenta, como instrumento, temos a idéia de que será algo encantador no começo, e depois que o encanto acaba, tudo volta a mesmice! Por isso precisamos explorar todas as possibilidades e potencialidades!

Um segundo ponto, é que precisa atentar para ortografia! Estamos no contexto de professores em formação, que são atuantes no contexto escolar, e por isso precisa ter essa preocupação com a leitura e a escrita do que esta produzindo!

Parabéns! Pelo avanço e vamos em frente!
Bjinhos
Sule

Matematica Jb disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15