terça-feira, 7 de outubro de 2008

ATIVIDADE RIPE - TEXTO JORNALISTICO

Projeto Tabuleiro Digital de Irecê

Inclusão Digital

Ter um único conceito de tecnologias é praticamente impossivel, especialmente quando chegam na sociedade e consequentemente dentro dos muros da escolas. Seus impctos são visiveis, amplo e em alguns casos até nos passam despercebidos. O termo tecnologia nos dá a ideia de algo novo, e ao mesmo tempo de medo. Se levarmos na integra tal explanação seria correto que tecnologias não chegasse até nossos alunos, porém fazer tal afirmação talvez seria um crime, negando a se e os outros do novo.
A instituição escola está para atender as necessidade da sociedade, porém as vezes esse dever perpassa pelo ato da não interação com as novas tecnologias.

Com certeza esse problema é de toda a sociedade. Segundo o coordenador do tabuleiro, o recem graduado pela UFBA, Formação de Professores, Ariston Eduao, "o objetivo do Tabuleiro Digital é incluir a comunidade nessa nova linguagem". Porém isso é muito lindo no papel, deixando ainda a desejar na prática. Hoje o projeto está bem mais organizado do que no inicio, este talvez tenha sido o segredo do sucesso que vem alcançando cotidianamente. Muitos dos meninos com certeza vão para o tabuleiro apenas para fugir da escola e se divertir jogando. Estar jogando não significa que estes meninos não estão aprendendo, porém, fechar os olhos para essa falta a escola é um erro muito grande. Jogos estimulam a atenção e outros reflexos, mas não abordam certos conhecimentos, podem até se tornarem um meio de solucionar alguns problemas educacionais, como desenho animado para que o trabalho seja mais produtivo e prazeroso.
Revista Veja edição 2020 "Sem supervisão computadores nas escolas brasileiras mais distraem do que ensinam". Percebo que escolas ou comunidades que gozam de telecentro e infocentros, precisam ter uma autonomia muito grande no que diz respeito as "regras" que precisam delegar para que essas maquinas venham trazer grandes vantagens para o desenvolvimento da sociedade e da escola. Com a chegada das maquinas houve um inquietação muito grande da comunidade, pessoas que nem se quer haviam visto uma, sentiu o desejo de sentar-se em frente da maquina e encarar de vez o medo que carregava dentro de se. Os adolescentes logo foram futucando, e em poucos dias ja dominava alguns conceitos básicos.Até então os governantes tem acertado em cheio nas políticas de inclusão através dos tabuleiros, telecentros e infocentros. Desde Março de 2006, com a inauguração do Tabuleiro Digital no muinicipio de Irecê:local para acesso livre e gratuito à Internet, a cidade vem passando por uma verdadeira efevercência. O espaço do Tabuleiro tem sido bastante utilizado para diversos fins, inclusive jogar. Considerando que muitos dos usuários são alunos de professores-cursistas do curso de pedagogia, é muito interessante ouvir sempre o que esses professores pensam a respeito dos jogos eletrônicos a todo momento. De modo geral, todos esses profissionais estão bem ipolgados com a implantação do Tabuleiro Digital em Irecê, e não vêem os jogos como um bicho-papão.

8 comentários:

JuLuar disse...

Se: " é muito lindo no papel"; então muito ainda para o desenvolver não é?

Gicélia disse...

Colega Alexandro, na minha opinião o Tabuleiro Digital é um projeto de grande importancia para nossa população, pois veio proporcionar a inclusão digital em nossa cidade, possibilitando o acesso a internet aqueles que antes não tinha oportunidade. Vejo o acesso desses jovens e crianças no tabuleiro digital,seja jogando,no orkut,no msn ou pesquisando, como possibilidade de aprendizagens significativas.

Bjus:
gicelia

Mari disse...

Alexandro,
Realmente é muito preocupante saber que muitos alunos estão deixando de ir para a escola e vão para uma Lan house ou onde possa ter acesso a internet.
Claro que há aprendizagens nos jogos, bate-papos, orkut, mas como você mesmo disse, eles tem que ter os conteúdos trabalhados nas escolas e obter os conhecimentos que só a escola pode lhes proporcionar.
Acredito que nós professores temos capacidades para dar outro rumo para esta problemática.

leticia disse...

Bem, amigo!


Se pensarmas melhor, perceberemos que todo projeto o qual visa a coletividade,acaba tomando rumos imprevisíveis, de acordo a demanda do momento; seja ele social, político, ideológico, enfim...Com os tabuleiros não é diferente.A idéia da inclusão digital abre espaços para todos os perfis de demanda:colaborativa,gmais(entretenimentos),relacionamentos,
até chegar ao senso informativo mais valorizado pela cultura elitista: a informação.A seta foi lançada!O importante é que estamos conseguindo trazer os menos favorecidos a esse mundo virtual encantador!O resultado de tudo isso será uma sociedade com menos desigualdade no âmbito da cultura digital,não podemos esquecer, no entanto, que essa construção de cidadania só acontecerá de fato se junto a esses projetos estiverem também, ações reais que visem a capacitação digital dos jovens, para que assim, estes possam está praparados a enfrentar as demandas dessa nova era digital.É um ponto da questão a se pensar...!

dulce disse...

Alexandro, você aborda no texto uma discussão polemíca. Não se pode dizer que a instalação do Tabuleiro digital não é uma grande conquista.Porém, pensando na questão da evasão escolar é uma situação para ser repensada. O jogo tem dois lados :o da aprendizagem e o do vício.Daí a necessidade de um projeto das escolas em parceria com tabuleiro digital e a família.
Você com ebucador e agora perto de um infocentro deve ampliar essa discussão.Concorda?
Abraço.

DERISVAL S.S ROCHA IRECÊ BAHIA BRASIL. disse...

è isso ai Alexandro os governantes acertam mesmo quando investem no processo de democratização do acesso e inclusão digital, pois a inclusão promove efeitos significativos, melhorando as condições de vida de uma determinada região ou comunidade, com a ajuda da tecnologia.

Sule disse...

Oi Alex! Nosso processo é pautado em construção e reconstrução... Seu texto aponta discussões polêmicas e outras que para se afirmar não basta o senso comum... Lembro-me que quando fui no ultimo encontro, pontuei a cada um onde precisava melhorar e um dos pontos foi a reescrita do texto jornalistico...Entenda que isso é o processo de aprendizado contínuo, que infelismente você não considerou!!!
Abraços
Sule

Sule disse...

Oi Alex! Está começando a se posicionar nos textos! É esse o processo...
Algumas colocações vão de encontro ao que discutimos nos nossos encontros presenciais junto com Nelson Pretto.. Mas isso é algo que vai sendo desconstruído no decorrer do processo de formação! No entanto, preciso pontuar desde agora: O projeto Tabuleiro Digital na sua essência não defende imposição de "regras". Como afirma Nelson Pretto a idéia principal é proporcionar aos "filhos dos pobres o que os filhos do ricos tem em casa", e com certeza nas suas casas eles fazem o que querem e o que não querem! E por isso a importância de nossa atuação enquanto educadores!

Não significa que estamos defendendo a falta de limites! Longe disso.... Nossos jovens precisam ter limites, mas com diálogo, mostrando os caminhos ou não!E não apenas dizendo que isso pode e aquilo não pode! Até porque sabemos que tudo que é proibido é mais instigante, não???
Parabéns pelos avanços e vamos em frente
BJINHOS
Sule