quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Reflexão sobre minha participação nas atividades Oficina da Computação e Ripe.

Reflexões sobre minha participação nas atividades

É, nesse contexto, que Mizukami (2002, p. 167) situa o conceito de reflexão-sobre-a-ação
“(...) como um caminho para o aprimoramento da prática e a formação dos professores,
por ajudar a refazer o caminho trilhado possibilitando descobrir acertos e erros, e tentar
construir novos rumos para a atuação, quando necessário”.
Assim sendo, acreditando na importância da reflexão sobre a ação que ao refletir sobre minha participação nas atividades, percebo que preciso organizar melhor o meu tempo, uma vez que não tenho computador em casa e as dificuldades encontradas são bem maiores em relação aos colegas que gozam desse previlegio, mas que não me servem de desculpas para o atraso e a não participação em algumas atividades.
Um dos fatores que venho tendo muita dificuldade é a de refletir e escrever, mas que depois das atividades já realizadas até aqui tenho melhorado bastante, e isso, devo muito ao encorajamento dos tutores e professores que tem me ajudado bastante nas reflexões e escrita. Isso vem acontecendo através de textos, filmes e na troca de experiências com os colegas.
O ciclo um está acabando mas fica a certeza de que muito aprendizado aconteceu e ainda está acontecendo, não vejo esse ciclo como um fracasso, vejo como um diagnóstico necessário para o fortalecimento das reflexões sobre as ações, que serão de grande importancia para uma melhor participação e organização no ciclo dois. O final de um ciclo representa o inicio de outro, que nos motiva e nos impulsiona para a luta diária futura, com o objetivo de aproveitarmos melhor as novas oportunidades da maneira mais organizada.
Um novo ciclo, novas oportunidades, novas possibilidades, novos desafios, com motivação renovada! É que eu espero para os proximos ciclos.

4 comentários:

Maria Leide disse...

Quando você fala em refletir eu fico pensando no que escuto da coordenação, quando sempre me incentiva a pensar no que estou fazendo e tembém fazer isso nas produçoes das atividades. Também nao tenho computador, mas aprendi a orgnizar meu tempo para poder participar e desenvolver melhor minhas atividades e com isso vejo o quanto estou crescendo mesmo com todas dificuldades.

JuLuar disse...

Alex,
Adorei:"... diagnóstico necessário para o fortaleciemnto das reflexões."
Dez!
Que blog lindo! Quero mudar o meu para o próximo ciclo.
Abraços colega,
Júlia

Mari disse...

Oi Alexandro!
Isso que é auto-avaliação positiva.
Adorei como você se colocou diante das dificuldades de realiazações das atividades.O importante é não deixar que as mínimas coisas interrupam nosso processo de aprendizagem.
Também,como você achei muito complicado no início esta atividade, mas vejo que era necessária, pois através dela adquirimos saberes referentes principalmente a produção de produtos multimídias para favorecer nossas escolas e nossa sociedade.
Nossos tutores realmente estão de parabéns pela paciência, perseverança e muita força de vontade de proporcionarem aos professores cursitas a saberem sobreviverem neste mundo com tantas informações e construções tecnológicas.
Esta atividade vai continuar fazendo parte de nossas vidas para sempre.
Abraços, Mari

Sule disse...

Alex, temo que pensar que os desafios serão constantes... Não ter o acesso ao computador em casa é um desafio a procurar outras alternativas... Fico feliz em perceber que consegue enxergar seu crescimento!!!E acredito que a cada ciclo estará quebrabndo esse "medo' de escrever..
bjinhos
Sule